quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cozinhar é aprender...aprender a aprender!















Sou... pedagoga de formação e dou aulas de inglês, principalmente para crianças, há muito tempo, isso vocês já sabem!!
Gostaria de compartilhar um pouco do que faço com os blogueiros e afins, que vai além do "the book is on the table".
Depois de muito tempo trabalhando com culinária em NY e SP, em 2000 e antes de engravidar, decidi fazer uma experiência com as crianças, durante as English classes. Percebi que elas, as crianças, adquirem um melhor vocabulário, memorizam mais as palavras apreendidas e vivenciam muito a segunda língua enquanto permeiam em várias dinâmicas, entre elas, a culinária. Claro, tem os jogos, as brincadeiras, artes, música etc...mas, o importante é trazer essas experiências e vivenciá-las, in English.
Trabalhei, depois de alguns anos e com dois filhos no currículo, nas escolas Monica's School, be.Living, Stance Dual, sendo essa última, uma escola bilíngue de grande destaque pela sua abordagem sócioconstrutivista e na qual, como cooking teacher, pude validar minhas ideias de como as crianças realmente se interessam, aprendem, experimentam e interagem com o que aprendem!
Agora em vôo solo, ministro aulas de culinária para os pequenos no espaço A nossa Cozinha, ainda em português, aulas de inglês particulares e para grupos de crianças com até 6 integrantes, através dessa abordagem lúdica na qual as crianças aprendem por meio das diferentes vivências culturais: artes, culinária, jogos e música.
Realizo este trabalho em inglês em outros lugares, tais como A Steps Baby Lounge, com crianças de 3 a 4 anos e na Magic Camp, com crianças entre 5 e 6 anos.

http://www.anossacozinha.com.br/

http://stepsbabylounge.com.br/site/

http://www.magiccamp.com.br/

Espero vê-los em breve!!

E para variar...uma receitinha de sopa para aquecer esse frio:

Sopa de mandioquinha

Ingredientes

- 500g de mandioquinha

Caldo de galinha – se não tiver vale um tablete
- Água, se não tiver o caldo feito em casa (1/2 panela ou um tanto que dê para cozinhar a mandioquinha e cobri-las)
- Sal e alho a gosto
- Cebola picadinha, a gosto
- Cheiro-verde, bem picadinho a gosto

Modo de fazer
Cozinhe as mandioquinhas, já cortadas em rodelas, numa panela com o caldo e se não tiver, ponha a água e o tablete de caldo de galinha.
Deixe esfriar um pouco para então bater tudo no liquidificador e se queimar!!
Em uma outra panela, refogue a cebola e o alho num pouco de azeite. Coloque o caldo de mandioquinha que foi batido no liquidificador. Mexa bem e deixe levantar fervura. Desligue o fogo. Salpique o cheiro-verde picadinho no prato, antes de servir.



http://cursosgastronomia.wordpress.com/2010/08/09/cozinhando-com-historias-novos-dias-e-horarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário